ARTIGOS
TÉCNICOS
Veja Mais [+]
Sendo o chumbador um elemento que estabiliza o maciço, sua execução deve ser criteriosa e em etapas bem definidas. A seguir ilustraremos os passos de execução:
Perfuração
Perfurar no comprimento de projeto, com diâmetro da ferramenta de 75mm, que resulta em diâmetro acabado superior. Garantir a estabilidade da parede durante a perfuração, pelo uso de água limpa, lamas ou revestimento metálico provisório, ou ainda perfuração com ferramenta helicoidal, a seco.
Instalação
Colocação de armação e tubos de injeção devidamente manchetados fixados a centralizadores que devem garantir o posicionamento do conjunto na perfuração durante a sua instalação. É colocado um tubo de PVC de ½”, que deve alcançar o fundo da perfuração, pelo qual será injetado calda de cimento para a formação da bainha, que é retirado após o preenchimento total.
Armação/Acessórios
Usualmente a armação é composta por barras de aço CA 50 com diâmetro variando de 12,5mm a 20mm dotada de dobra ou rosca em sua extremidade superior, que permita uma melhor aderência ao concreto. Esta barra deve receber pintura anti corrosiva. Ao logo dela são fixados centralizadores a cada 2,00 metros aproximadamente, e tubulação de polietileno ou PVC de 12,5mm de diâmetro, dotadas de válvulas de injeção.
Considera-se necessário pelo menos duas composições de tubos de injeção. As válvulas são para injeção coletiva e se dispõem ao longo do chumbador, pelo menos a cada 0,50 metros defasadamente uma tubulação da outra.
SEDE
Rua do Eletricista, 90
Jd. Industrial Werner Plaas
Americana-SP | CEP 13478-733
Tel.: (19) 3478-6607
Tel.: (19) 3478-2401
Email: atendimento@geoesp.com.br
Geoesp Geotecnia e Fundações © 2015 Todos os direitos reservados