PROVA DE CARGA

Requisito 9.2.2.1 da NBR 6122/2010

 

É obrigatória a execução de provas de carga estática em obras que tiverem um número de estacas superiores

ao valor especificado na coluna (B) da tabela abaixo, sempre no início dos serviços. Quando o número total de estacas for superior ao valor da coluna (B), deve ser executado um número de provas de carga igual a no mínimo 1% da quantidade total de estacas, arredondando-se sempre para mais. Incluem-se nesse 1% as provas de carga a tração.

 

É necessária a execução de prova de carga, qualquer que seja o número de estacas da obra, se elas forem empregadas para tensões médias (em termos de valores admissíveis) superiores aos indicados na coluna (A) da tabela.

 

  • As provas de carga devem ser estáticas
  • As provas de carga devem ser levadas até um carregamento mínimo duas vezes a carga admissível

Quantidades de provas de cargas dinâmicas

 

Para comprovação de desempenho as provas de carga estáticas podem ser substituídas por ensaios dinâmicos na proporção de cinco ensaios dinâmicos para cada prova de carga estática em obras que tenham um número de estacas entre os valores da coluna B e duas vezes esse valor. Acima deste número de estacas será obrigatória pelo menos uma prova de carga estática, conforme NBR 12131.

 

A tabela acima se aplica as obras de até 500 estacas e em uma mesma região representativa do subsolo. Acima desta quantidade, o número de provas de carga adicionais fica a critério do projetista.

 

Generalidades

 

  • Para estacas de qualquer dimensão, é aceitável, sem qualquer correção adicional, um desvio entre o eixo da estaca e o ponto de aplicação da resultante das solicitações do pilar de 10% da menor dimensão da estaca. Para desvios superiores deve ser feita a verificação das implicações das excentricidades na estabilidade da estrutura.
  • São toleradas, sem qualquer correção, excentricidades de até 10% do diâmetro da estaca. Quando a excentricidade for superior a esse valor, as cargas devem ser verificadas, aceitando-se, sem correção, um acréscimo de até 15% sobre a carga admissível ou carga resistente de projeto da estaca.
  • Não há necessidade de verificação de estabilidade e resistência, nem de medidas corretivas para desvios de execução, em relação ao projeto, menores do que 1 /100.

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